Um sono reparador é necessário para nossa saúde, principalmente para nós que treinamos! Obtemos bem-estar físico e psicológico, restabelecemos as energias e rejuvenescemos nossas células. Também fortalecemos nossas defesas e melhorarmos nosso sistema imunológico, garantindo a disposição.

Se você tem muita dificuldade para dormir, experimente mudar a intensidade do treino à noite. Sabemos que depois de se exercitar, o corpo pede por descanso e na maioria das vezes conseguimos apagar na cama. Porém de noite, para algumas pessoas, a liberação dos hormônios e aceleração do metabolismo podem dificultar o sono.

Jante refeições leves e não se deite após comer, evite o Computador e Smartphones, nem assista TV. Para facilitar a digestão, faça uma caminhada leve. Além disso, ela ajuda a relaxar o corpo e a mente. Que tal um passeio a dois ou levar seu cachorro para caminhar?

Precisamos dormir bem - não beba café

Não beba café, chá preto ou refrigerante de guaraná à noite, pois são bebidas estimulantes e nos fazem perder o sono. O tabaco atua da mesma forma, por isto, não fume aproximadamente duas horas antes de dormir.

Tome uma ducha morna antes de se deitar, para relaxar. Se tiver banheira, prepare um banho de imersão. Prefira música leve ou um bom livro, formas de relaxar e levar você a um descanso reparador, desde que a história não contenha suspense. O sexo antes de dormir é benéfico, pois acalma e relaxa o organismo, provocando sono profundo.

Acorde sempre na mesma hora, inclusive nos finais de semana, assim, você terá sono nos mesmos horários. A rotina faz bem ao organismo. Faça isso mesmo nos dias em que você se deitou tarde.

Precisamos dormir bem - não trabalhe na cama

Se o seu colchão não estiver mais confortável, é preciso comprar um novo, para evitar dores nas costas e acordar mais cansado do que quando dormiu. O mesmo vale para os travesseiros!

Não leve trabalho para a cama. Procure não pensar no que fazer no dia seguinte nem em algo que esteja ocupando seus pensamentos durante o dia. Apague as luzes e relaxe!

Se o sono desaparecer, levante-se e só volte quando for dormir novamente. Tome um copo de leite morno com mel. Evite soníferos e calmantes, prefira as ervas, como chá de valeriana ou camomila.